ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOLOGIA DE AVIAÇÃO

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INTERVENÇÃO EM CRISE: RELATO DE UM ATENDIMENTO PSICOLÓGICO EM UM ACIDENTE AERONÁUTICO



Maria da Conceição Pereira*
Everton Botelho Sougey**
José Waldo Câmara Filho***

RESUMO
O objetivo deste artigo é fazer um relato de experiência e refletir sobre a prática vivenciada no período de atendimento psicológico em situação de crise e emergência decorrentes do acidente do voo 1907, ocorrido na Amazônia brasileira em 2006. Neste trabalho, são realizadas considerações teóricas com base em bibliografia especializada e análises críticas advindas da própria experiência relatada. Buscou-se abordar a necessidade de melhoria dos atendimentos psicológicos emergenciais diante de desastres, a fim de reduzir do risco à saúde daqueles que passam por situações de traumas.

CHECKLIST - FATOR HUMANO









ASPECTOS PSICOLÓGICOS NAS SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA E DESASTRES AÉREOS



Maria da Conceição C. Pereira
Doutora em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento na UFPE, Mestre em Psicologia Clinica Institucional, Psicóloga do Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos-SERIPA/CENIPA, docente em Curso de Ciências Aeronáuticas, Instrutora em Segurança de voo, facilitadora de CRM e consultora em Fatores Humanos e Gerenciamento de Crises.

1-    INTRODUÇÃO
Um acidente aeronáutico instala uma crise, e, na instauração de uma crise, há sempre situações novas e desconcertantes que podem dar lugar a uma inoperância ou desativação dos habituais mecanismos adaptativos psicológicos.