ASPECTOS PSICOFISIOLÓGICOS E FADIGA NO CTA

INTRODUÇÃO

Aspectos do desenvolvimento do sistema de tráfego aéreo na aviação:
Uma pequena análise conjuntural
Dentre os sistemas de transporte, a aviação é uma das atividade que mais se modifica com os avanços das tecnologias e os novos modelos de produção da sociedade.
É junto a esse novo modelo produtivo que o transporte aéreo vem assumindo um papel cada vez mais importante na economia mundial, onde a necessidade do deslocamento mais rápido e seguro de pessoas e mercadorias se faz eminente, aumentando de forma considerável o tráfego aéreo no mundo.
Analisando de forma abrangente o sistema de tráfego aéreo, citamos BENÔIT/SWIERSTRA (1993) que aborda este sistema como sendo constituído por interfaces que envolvem os controladores e pilotos na ponta de linha das ações, resultando em benefícios para toda comunidade da aviação, não só em termos de segurança de vôo, mas, também, econômicos.
Na medida em que o transporte aéreo cresce em importância na economia do mundo, os trabalhadores envolvidos no setor também passam a enfrentar problemas decorrentes desse processo.
Dentro do modelo produtivo do mundo atual globalizado e historicamente caracterizado pela ascensão da hegemonia das categorias econômicas, pelo individualismo, pela busca incessante de progresso e pelo dinâmico e rápido desenvolvimento tecnológico, vamos encontrar uma estrutura administrativa nas organizações em geral, onde suas relações com o trabalhador (o homem) o mantém isolado, simplista, instrumentalista e utilitário, onde efetivamente não encontra um reconhecimento de seu trabalho como bem social.
Vejamos o caso dos controladores de tráfego aéreo que hoje se defrontam com uma tecnologia que permite o aumento das velocidades das aeronaves; o aumento nas velocidades de funcionamento dos equipamentos e sistema de apoio ao controle e o aumento do próprio tráfego.
Que tipo de impacto esse avanços trazem para esse homem que mantém o sistema de tráfego aéreo perseguindo seus objetivos básicos? A segurança, a fluidez e a economia.
O debate sobre as condições de trabalho no tráfego aéreo é de extrema importância na medida em que representa uma atividade pouco visível, mas de grande responsabilidade no gerenciamento dos riscos e segurança de uma sociedade que cada vez mais procura a aviação como sistema de transporte.
O serviço de tráfego aéreo é por definição, provido para a finalidade de prevenir a colisão entre aeronaves e obstruções na área de manobra, para tornar expedito e manter um fluxo ordenado de trafego aéreo, para prover informação útil para a conduta segura e eficiente dos vôos e para notificar ás organizações competentes quaisquer aeronaves que necessitem de auxílio para buscar e salvamento “ (Manual de Estágio de Segurança de Vôo do CENIPA)
A estrutura necessária para manter em funcionamento os serviços de controle de tráfego aéreo é de grande complexidade, tanto pela quantidade de equipamentos que precisam ser colocados a disposição do controlador, como pela necessidade de manter esses equipamentos em funcionamento ininterrupto.
Essa complexidade estende-se ao próprio homem que executa esses serviços e que no desempenho de sua função, necessita elaborar cálculos precisos que permitam manter as aeronaves separadas, coordenando-as de modo a transferi-las nos espaços contíguos, respeitando as margens de segurança da operação.
Esta atividade exige uma ampla condição psicofísica. As ações do controlador são dimensionadas por um contexto que envolve a cognição (atenção, concentração, memória, raciocínio espacial, percepção visual e auditiva, entre outras) que permeia o gerenciamento de decisões táticas e técnicas que passam por regras e normas de procedimentos pré-estabelecidos, exigindo deste homem o treinamento específico e contínuo.
O estresse e a fadiga são alguns dos riscos que esses trabalhadores enfrentam no seu dia a dia.
Abordar temáticas relativas ao entendimento desses processos de inadaptação ao trabalho permite buscarmos uma melhor compreensão dessas questões e caminhos que nos leve ao controle e à neutralização de muitos desses riscos diante dessa atividade.

Sigue...

Um comentário:

WAGNER CAVALCANTE disse...

artigo excelente parabens
wagner Cavalcante
wagnermcavalcante@gmail.com