Aspectos psiquicos da relação pilotos controladores

INTRODUÇÃO

Entendendo que as atividades desenvolvidas entre pilotos e controladores passam por um processo único de ação, e buscam a segurança no vôo, torna-se extremamente importante garantir uma ação onde ambos integrem-se verdadeiramente, uma vez que já existem estudos suficientes que apontam as dificuldades neste processo relacional como fator contribuinte de acidentes/incidentes.
. Este processo de relação interpessoal, vai além do entendimento que cada um tem das suas tarefas operacionais de forma isolada. É necessário que ambos tenham um entendimento sincronizado no sentido de buscar garantir maior segurança nos vôos. .
Não se pode perder de vista que pilotos e controladores fazem parte de um mesmo time, equilibrar as relações entre os mesmos significa ressaltar e valorizar um trabalho conjunto, tão necessário para a garantia de um serviço com segurança efetiva.
È imprescindível uma vivência de integração de controladores de tráfego aéreo e pilotos de linhas aéreas, uma vez que, as tarefas de ambos envolvem atividades operacionais complexas específicas na aeronavegação, que devem ser executadas de tal forma, que o compartilhamento e a implementação das ações ocorram dentro de um ambiente no qual a cultura de cooperação seja um fator predominante.
Uma característica própria da relação entre pilotos e controladores é a troca de informação que deve ser clara, objetiva e rápida, evitando congestionamento da freqüência de rádio, principalmente se a aeronave estiver numa região de tráfego congestionado, e compreende-se que cada um (piloto e controlador) estará focando seu mundo.O piloto a aeronave, o controlador o fluxo de tráfego aéreo sob sua responsabilidade.
Os operadores de aeronaves estão sempre pressionando os tripulantes com questões relacionadas tais como: encurtar os tempos de retorno, encurtar os tempos de vôos gerando economia de combustível, e melhorar as horas de produtividade tanto das aeronaves como das tripulações.
A mesma indústria de linhas aéreas está pressionando as gerências de tráfego aéreo para aumentar a capacidade das pistas de pouso/decolagem, reduzir os intervalos de pouso, reduzir mínimos de separação radar, utilizar complexas e múltiplas combinações de pistas, introduzir procedimentos de pouso e espera para decolagem, dentre outras coisas. Esse processo está continuamente oscilando entre segurança e custos.

Dentro de todo esse emaranhado de interesses está um ponto fundamental: a segurança de vôo , e aqui ressalta-se a importância relativas aos fatores humanos das tripulações das aeronaves e das equipes de controladores que fazem parte desse sistema .

Sigue...

Nenhum comentário: